quinta-feira, 3 de maio de 2012

No âmbito da leitura e interpretação da obra Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen os aluno do 5ºF deram asas à imaginação e fizeram estes lindos poemas.

Se eu fosse uma menina do mar

gostava de ir nadar e nunca me cansar
Seria fascinante ir ao fundo do mar, e sonhar
Ver os jardins de anémonas
as flores que são irrequietas
e nunca param quietas

Inês Rodrigues, nº 7, 5ºF


Se eu fosse um menino do mar

Se eu fosse um menino do mar
brincaria com algas e rochas
e detestaria fogo, lume…
e tochas.

Se eu fosse um menino do mar
seria um excelente nadador
e falaria sempre com a água,
não guardava nenhum rancor.
Se eu fosse um menino do mar
seria bonito e fortalhão,
trabalharia toda a vida
para ser rei dos mares ou Tritão
Se eu fosse um menino do mar
como os que vejo na televisão
faria, talvez quase tudo
para segurar um grande bastão
Serei um menino do mar,
isto se Deus quiser.
Mas eu quero e hei-de conseguir,
faça ele o que fizer.
Guilherme Pereira, nº 9, 5º F

Ah, se eu fosse uma menina do mar

Se eu fosse uma menina do mar

Nadava nas águas salgadas
Ia aos navios afundados
Que lembravam épocas passadas.
Partia da areia
Onde eu tinha nascido
E ia em diante
Pelo mar perdido.

Ia ver os caranguejos
Eram grandes fileiras
E nas ruas aguadas
Inventava brincadeiras.
Agarrava as ondas
Que eram minhas amigas
E as algas matreiras
Pregavam-me partidas.
Ia para as rochas
Nas noites de luar
Pensar em como é bom
Ser a menina do mar.
Ai como eu
Me podia esquecer?!
As conchas são amigas
Que não se pode perder.
Nadava dia e noite
Pelo mar ia passear
Depois tirava um tempo
Para ir descansar.
Ah! Se eu fosse
A menina do mar
Adormecia
Em ti a pensar.


Beatriz Contente 5ºF


Se eu fosse uma menina do mar

Se eu fosse uma Menina do Mar
Ia procurar tesouros escondidos,
Algo iria encontrar,
Talvez um novo amigo!

Um amigo para me ajudar
A descobrir algo novo
E para me aventurar
Num mundo espantoso!

Descobria um tesouro maravilhoso,
Que mais parecia ouro,
Tinha um bilhete de um pirata,
Um pirata carinhoso.

Tânia Rodrigues 5ºF


Se eu fosse o menino do mar


Se eu fosse o menino do mar,
saltitava e dançava no mar
como um bailarino,
à frente da raia a tocar sino.
No fundo do mar
estava um peixe a boiar
na água transparente
que acabara finalmente.
Se eu fosse o menino do mar
veria um peixe no ar.
Se eu fosse o menino do mar
veria um peixe no ar,
caindo a cantar
depois, na água, a saltar
Um dia na praia
estava eu deitado na areia
a comer com a boca cheia
olhando para uma menina de saia.
No último dia da minha vida
estava a noite caída
e quando eu ia sair
da armadilha da raia, tive que fugir!


    Jialong Ye, 5º F

Se Eu fosse uma menina do mar


Ah! Se eu fosse uma menina do mar,
nadava, nadava até
encontrar o meu lar!


Ah! Se eu fosse uma menina do mar,
saltava, saltava
nas rochas a
dançar e a cantar!


Ah! Se eu fosse uma menina do mar,
utilizava as algas
macias do mar
para me deitar!


Ah! Se eu fosse uma menina do mar,
deitava-me nas rochas a
olhar para o luar!

          Mariana Fragoso, 5º F


Sem comentários:

Enviar um comentário