segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Bom dia,

Fazemos votos de um bom regresso a um novo ano letivo, e para que não falte poesia no vosso percurso académico e pessoal vamos criar novas rubricas tais como O poeta do mês e  Poemas que se escondem nas canções.
Para este mês escolhemos António Gedeão, pseudónimo poético de Rómulo de Carvalho, licenciado em Ciências Físico-Químicas.
Nasceu em Lisboa, em 1906.Enquanto professor e com o seu nome verdadeiro, foi responsável pela publicação de vários livros de história da ciência, manuais escolares e trabalhos de divulgação científica. Alguns destes livros destinam-se a um público infantil e juvenil.
Fez tardiamente a sua estreia poética, em 1956, mas cedo revelou a preocupação com o destino do homem. Alguns dos seus poemas foram transformados em canções, e versos como “ Pedra Filosofal"passaram a ser ouvidos com frequência. 
Morreu em 1997, em Lisboa.
É frequente encontrar nos seus poemas a ligação entre a cultura literária e o conhecimento científico, sendo, muitas vezes, constatações e explicações de fenómenos científicos. 
Aqui fica o primeiro poema...

Todo o tempo é de poesia

Todo o tempo é de poesia
Desde a névoa da manhã
à névoa do outro dia.
Desde a quentura do ventre
à frigidez da agonia
Todo o tempo é de poesia
Entre bombas que deflagram.
Corolas que se desdobram.
Corpos que em sangue soçobram.
Vidas qu'a amar se consagram.
Sob a cúpula sombria
das mãos que pedem vingança.
Sob o arco da aliança
da celeste alegoria.
Todo o tempo é de poesia.
Desde a arrumação ao caos
à confusão da harmonia."

António Gedeão, in Movimento Perpétuo

Sem comentários:

Enviar um comentário