sábado, 18 de fevereiro de 2017



Prefácio dos “Lusíadas”

Nesta epopeia vou enaltecer
O meu país e a sua história
As várias batalhas que teve de combater
E que não me falhe a memória
As vidas que teve de perder
Para tão grande glória
Aqui vou cantar, não a minha alegria
Mas sim aquilo que nos diferencia

Esta é uma epopeia diferente
Pois não se refere a um herói singular,
Mas sim aos combatentes
Que elevaram este meu país, Portugal
E peço aos deuses crentes
Que me ajudem a torná-la universal
Pois ninguém vai ver, nem ler
Coisa tão gloriosa. Isto arrisco-me a dizer


Esta epopeia é escrita agora,
Pois digo que este é o maior acontecimento
Nunca visto e acontecido outrora
Pois são tantas as emoções de tormento
Muitas relacionadas com a demora
De não chegar o momento
Da chegada de Vasco da Gama à Nação
E dos seus companheiros de excursão.


José Mendes- 9ºB FEM


Prefácio dos Lusíadas


Nesta epopeia pretendo cantar
Os feitos dos portugueses
De forma a embelezar
O trabalho que tiveram durante todos estes meses.

Não tenho qualquer intenção
De ser reconhecido
Apenas quero que cada geração
Saiba pelo que o seu povo é conhecido.

Pretendo que existam comparações
Entre os nossos heróis e os da Antiguidade
Não porque sou Camões
E sim porque somos uma nação de bondade!

Uma epopeia é o que o povo precisa neste momento,
Para os nossos feitos ficarem guardados
E não serem só palavras levadas pelo vento
Ficando assim para sempre preservados…


Anabela Florência, 9ºC FEM

Camões inspirou-se e permitiu que outros se inspirassem. Dois bonitos prefácios à obra
Os Lusíadas

Sem comentários:

Enviar um comentário